NOTÍCIAS
Novidades Na Mídia

Parque Eólico Serra das Vacas III começam obras no final deste ano

Fonte: O Empreiteiro

Com o objetivo de gerar energia elétrica pelo prazo mínimo de 20 anos, a Engeform anunciou que as obras para a construção da Fase III do parque eólico Serra das Vacas, tem início previsto para o final deste ano. Segundo a companhia, a subestação coletora e elevadora do novo projeto, bem como linha de transmissão que escoará a energia até a rede básica da fase III, serão as mesmas das fases I e II do parque eólico Serra das Vacas, que já está em operação. Localizado em Paranatama, no estado de Pernambuco e a 254 Km da capital Recife, o parque tem previsão de conclusão e geração plena em meados de 2024.

 

Engeform Energia Renovável

 

A eólica Serra das Vacas (ESV) é um projeto desenvolvido pela PEC Energia, empresa subsidiária da Engeform Energia Renovável, cujo investimento é de R$ 600 milhões.  “É um projeto desafiador e atualmente, é nosso maior investimento. Fechamos o fornecimento dos aerogeradores com a dinamarquesa Vestas e estamos em vias de concluir o processo de contratação das obras civis e elétricas. A região possui um relevo peculiar, o que envolverá um esforço de engenharia para otimização dos resultados e viabilizar a logística para o transporte de componentes e movimentação de guindastes. Esta expansão fará uso da infraestrutura existente – bay de conexão ao SIN, linha de transmissão e subestação coletora”, explicou Janaina Angelim, Diretora de Engenharia e Implantação da Engeform Energia Renovável.

Janaina contou em entrevista à Revista O Empreiteiro que “neste momento tem fechado o fabricante dos aerogeradores; ainda estão em processo de contratação os BOP’s civil e elétrico”. Já os aerogeradores da Vestas são do tipo V150 – 4.5MW. A fase I do Serra das Vacas, no qual a PEC Energia se associou à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), é composta por quatro Centrais Geradoras Eólicas (CGEs), e conta com 53 aerogeradores que totalizam 91 MW de capacidade instalada. Por outro lado, a fase II do projeto é composta por duas Centrais Geradoras Eólicas e conta com 22 aerogeradores que somam 51 MW de capacidade instalada e está em operação desde setembro de 2017.

Por fim, o Serra das Vacas III deverá ter capacidade total de 85,5 MW e, somando as duas primeiras fases já em operação, e ainda a construção da fase III, irá abranger uma extensão territorial de aproximadamente sete mil hectares.

COMPARTILHE
Confira outras notícias