NOTÍCIAS
Novidades Na Mídia

No Dia Mundial da Água, a Engeform Engenharia, celebra novo contrato com a CESAN

Fonte: Portal Jornal do Norte

O contrato é para a construção da ETE Grande Terra Vermelha e de sistema de esgotamento sanitário na cidade de Vila Velha

O novo contrato amplia a atuação da empresa no Espírito Santo e eleva para mais de R$ 1,2 bilhão o valor de suas obras e prestações de serviços para o setor de saneamento em execução simultânea

A Engeform Engenharia, que em 2021 completa 45 anos de tradição no setor de saneamento, anuncia neste Dia Mundial da Água a assinatura, em consórcio, de novo contrato com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), referente a um dos lotes do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem do Espírito Santo. Com isso, a empresa passa a apresentar uma carteira de mais de R$ 1,2 bilhão em obras e prestações de serviços sendo executados de forma simultânea para o segmento.
Em Vila Velha, no litoral do estado, o consórcio será responsável pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Grande Terra Vermelha, com capacidade para tratar 150 litros de esgoto por segundo; e implementará o Sistema de Esgotamento de Grande Terra Vermelha, também conhecida como Região V, e de Balneário Ponta da Fruta, com 204 quilômetros de redes de esgoto.

Melhoria da infraestrutura de saneamento para a população

Somando sua expertise no setor com a das companhias parceiras, além do foco nos pilares de inovação e gestão do conhecimento, a Engeform Engenharia desenvolverá os projetos considerando a minimização dos impactos ambientais, acessibilidade e responsabilidade social. “Estamos muito entusiasmados com esse novo contrato no Espírito Santo. Na cidade, a mais antiga e um dos principais polos turísticos do estado, teremos a oportunidade de elevar o nível de infraestrutura em saneamento para a população e para quem visita o município. Pensando em oferta de saúde pública, estações e sistemas de tratamento de esgoto são absolutamente necessários. Desta forma, além de trabalharmos com engenharia – nossa essência-, nos orgulha fazer parte do desenvolvimento do país e realizar esse anúncio em uma data marcante, o Dia Mundial da Água, entregando de forma integral o nosso propósito de fazer a diferença na vida das pessoas”, destaca Eduardo Araújo, diretor de Negócios da Engeform, responsável pelos contratos de saneamento.
Após a finalização das obras, o consórcio também será responsável pela operação da ETE Grande Terra Vermelha e pela manutenção e operação da estrutura pré-existente da ETE Ulisses Guimarães, com capacidade para tratar 30 litros de esgoto por segundo. “Este é o nosso terceiro contrato com a CESAN, firmado em um momento essencial para o país. Assim, a assinatura consolida ainda mais a nossa atuação no segmento, como uma das principais empresas do Brasil com essa expertise”, comemora Marcelo Castro, também diretor de Negócios da Engeform.
Os dois primeiros contratos, já em andamento na cidade de Cariacica e Viana, também em consórcio, contemplam a implementação de 205 quilômetros de redes de coleta de esgoto e 60 estações elevatórias, que têm a função de bombear a água e os resíduos de tubulações muito profundas ou com baixo declive até as estações de tratamento. Portanto, serão mais de 13 mil ligações intradomiciliares, que conectam o esgoto das residências à rede de esgoto da rua; e serviços.

Expertise no setor de saneamento

A Engeform soma mais de 100 obras em saneamento, algumas figurando entre as principais do Brasil, como a Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri – a maior do país-, e a transposição do Sistema Cantareira, que interligou as bacias hidrográficas de Jaguari e Atibainha, essencial para solucionar a maior crise hídrica do estado de São Paulo. Neste Dia Mundial da Água, oportuno para trazer discussões sobre a importância da preservação deste recurso tão essencial para a sociedade, a Engeform Engenharia ressalta ainda outros contratos em andamento e que são de alto impacto para a população e para o meio ambiente.
Um deles envolve a despoluição do Rio Pinheiros. Liderando o consórcio Rio-DBO Alto Pirajussara, a empresa fará 27 quilômetros de coletores tronco e 200 interligações de esgoto, ou seja, um sistema central de coleta, além de mais de 9 quilômetros de redes de esgoto, que encaminharão mais de 105 mil economias para a ETE Barueri. Além disso, o trabalho envolve a medição por Demanda Bioquímica de Oxigênio (DB) do trecho do rio contemplado no contrato, metodologia que analisa o nível de poluição da água.
A Engeform também iniciou as atividades dos contratos das URs Córrego Cachoeira, Água Espraiada e Pirajussara. Elas serão capazes de processar 300, 180 e 600 litros de água dos córregos por segundo, respectivamente, removendo o esgoto que é transportado por meio hídrico e devolvendo a água recuperada em trechos à frente dos locais da coleta, evitando a contaminação.
Por fim, a empresa atua ainda em obras para a redução das perdas de água em regiões centrais da capital paulista e de Guarulhos. Os dois primeiros contratos, já em andamento na cidade de Cariacica e Viana, também em consórcio, contemplam a implementação de 205 quilômetros de redes de coleta de esgoto e 60 estações elevatórias, que têm a função de bombear a água e os resíduos de tubulações muito profundas ou com baixo declive até as estações de tratamento; mais de 13 mil ligações intradomiciliares, que conectam o esgoto das residências à rede de esgoto da rua; e serviços.
COMPARTILHE
Confira outras notícias