NOTÍCIAS
Novidades Na Mídia

Engeform: mapeamento com drone alterou traçado de adutora

Fonte: O Empreiteiro

A Engeform, em parceria com outras empresas, idealizou e mantém o Okara Hub, ecossistema de inovação voltado à aceleração de startups dos mercados da construção civil, engenharia, desenvolvimento imobiliário e cidades inteligentes. Atualmente, o hub está em sua terceira fase de tração, sendo que nas duas anteriores, cerca de 22 construtechs foram tracionadas.

Um dos projetos em andamento pela Engeform é a obra da Adutora Caieiras que, quando entregue, triplicará a vazão de água nas regiões de Caieiras, Pirituba, Perus e Jaraguá, no extremo norte da capital paulista. Contratada pela Sabesp, a Engeform está construindo uma adutora com diâmetro de 1.050 mm em aço carbono, 40% superior à existente, que interligará os
centros de redistribuição de água da região mencionada.

O grande desafio enfrentado na região onde a obra está sendo executada era a falta de informações quanto às condições da área, uma vez que o local passou por um crescimento desordenado ao longo do tempo e o projeto original foi feito com informações em época anterior a esse crescimento.

A partir deste cenário, pensando em soluções disruptivas e investindo em inovação, o projeto implementado na obra foi em parceria com a Levitar, uma das startups tracionadas no Okara Hub, que oferece serviços de engenharia, integrando operação com drones, tecnologia de precisão e análise de dados.

A construtech realizou o mapeamento topográfico completo da área do projeto por meio de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), popularmente conhecidos como drones. Essa técnica forneceu um levantamento detalhado de informações para a Engeform, que montou um estudo focado na possibilidade de alteração, para o canteiro central, do traçado inicialmente projetado para ser realizado no terço da via.

Autores: Rafael Alpire, especialista em inovação e gestão de conhecimento; e Paulo Bie, gestor de negócios

COMPARTILHE
Confira outras notícias