NOTÍCIAS
Novidades Na Mídia

Construtora Engeform, especializada na área hospitalar, mira investimentos no Nordeste

Fonte: Tribuna do Norte

Uma das maiores construtoras hospitalares do Brasil, a Engeform Engenharia, iniciou seus investimentos no Nordeste e alimenta a expectativa de poder executar também empreendimentos no Rio Grande do Norte. Com 45 anos no mercado, a empresa, somando suas três frentes de trabalho, prevê um crescimento de 20% neste ano e acumula a cifra de R$ 1 bilhão em obras de saúde em execução simultânea.

Investimentos em vários estados do Nordeste

Diretor-superintendente da Engeform Engenharia, André Abucham, disse que observa uma forte demanda na área da saúde, seja pela pandemia da covid-19, que catalisou novos investimentos públicos e privados no setor, ou pelo fim do ciclo de recessão econômica. “Temos visto muitos estados do Nordeste com projetos de investimentos na saúde e isso é um combustível para o nosso crescimento. Estamos com 24 canteiros de obras no Brasil, neste momento, dos quais seis são na área da saúde”, relatou.
Em Fortaleza/CE, a empresa está construindo em consórcio, no campus Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará, o Hospital Universitário com cerca de 75 mil m² e aproximadamente 650 novos leitos, sete pavimentos, heliponto e subsolo, sendo uma das maiores obras em andamento para a saúde no país. Quando pronto, os moradores de Fortaleza e região terão acesso à UTI clínica, quimioterapia, atendimento de urgência clínica, pediátrica e obstétrica, emergência adulto e pediátrica, medicina nuclear, entre outras especialidades. Haverá área clínica, cirúrgica, materna e infantil, além de estacionamento para mais de 500 carros.
O Ceará é o primeiro estado do Nordeste a receber uma obra de saúde da Engeform, porém, há expectativas de que chegue em breve ao Rio Grande do Norte, com anúncio feito posteriormente.
A possibilidade mencionada por ele se baseia no fato de que a empresa já foi responsável por vários empreendimentos da cooperativa, como o Hospital Unimed BH – Unidade Betim; o Hospital Unimed Circuito das Águas, o maior da região, em execução na cidade de São Lourenço/MG; o recém-entregue Hospital Unimed Vale do Sinos, em Novo Hamburgo/RS e começou o retrofit do hospital existente, da mesma marca. “A gente vai entregando equipamentos de qualidade muito mais elevada, que vão superando as expectativas dos nossos clientes. E quando a gente supera a expectativa, a gente repete a atuação como este mesmo cliente”, frisou o diretor.

Inovação e tecnologia aplicada à engenharia

A qualidade dos empreendimentos, segundo disse, está diretamente ligada ao investimento em inovação e tecnologia. O Hospital do Ceará conta com a metodologia lean construction, que considera processos otimizados, enxutos, eficientes e com redução de riscos e desperdícios. Portanto, a empresa valoriza parcerias com startups e fomento de modelos disruptivos internamente, além de adotar modelos que otimizam resultados e geram eficiência operacional.
“Somos uma empresa que investe muito em inovação, sempre conectados com o universo das startups. Temos uma área de gestão do conhecimento e inovação através da qual investimos na capacitação do nosso time, desde os projetos pensados em BIM até a tecnologia lean construction. Vamos conectando essas novas startups, que vêm trazendo essas formas diferentes de construir, industrializadas, coisas feitas fora do canteiro para apenas montar quando chegar no canteiro. E depois disso, com a obra bem planejada e bem projetada, fica muito menos difícil de executar”, enfatizou Abucham. O BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) é uma tecnologia na qual é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção.
O histórico de sucesso da empresa tem lhe rendido o reconhecimento em prêmios importantes, como a certificação Great Place to Work (GPTW), que indica que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar, consolidando o modo como tem tratado seus 2.500 colaboradores. Empresas que recebem essa certificação tendem a aumentar sua produtividade, lucros e até valor de mercado. Outro reconhecimento veio no ano passado com o Prêmio Valor 1000, do Jornal Valor Econômico, que premia as melhores empresas que se destacam em cada setor. A Engeform foi a campeã na área de construção e engenharia.
COMPARTILHE
Confira outras notícias