NOTÍCIAS
Novidades Na Mídia

Engeform Engenharia assina, em consórcio, novo contrato com a Sabesp que contribuirá com a despoluição do Córrego Pirajussara

A Engeform Engenharia comemora a assinatura, em consórcio, de mais um contrato de saneamento com a Sabesp. Serão executados obras, projetos, licenciamento ambiental e demais serviços para a implantação, operação assistida e manutenção de uma Unidade Recuperadora da Qualidade (URQ) das águas do Córrego Pirajussara, em São Paulo. Quando pronta, a unidade será capaz de processar 600 litros de água do córrego por segundo, removendo o esgoto que é transportado por meio hídrico e devolvendo a água recuperada em um trecho à frente do local da coleta, evitando a contaminação.

A proposta apresentada pela Engeform e sua parceira, levando em consideração soluções de engenharia com o mínimo impacto ambiental, tecnologia e alto desempenho foi fundamental para essa nova conquista. “Unindo inovação e gestão do conhecimento, na URQ utilizaremos tecnologia com um processo de decomposição de matéria orgânica com mínima geração de lodo e baixo custo de energia”, conta Pedro Vale, engenheiro da Engeform responsável por essa obra.

Melhorando a qualidade das águas do Córrego Pirajussara, o consórcio também terá o objetivo de reduzir o número da chamada Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), que avalia justamente a quantidade de oxigênio consumida por microorganismos. Quanto maior esse valor, mais poluído está o rio. Atualmente, o nível de DBO do local contemplado é de cerca de 220 mg/l. A meta é chegar a 30 mg/l.

Sendo um contrato misto, ou seja, que envolve obra, operação e manutenção, a duração total será de 10 anos e a mobilização do time responsável já começou. “O propósito da Engeform Engenharia é ‘desenvolver a arte de engenheirar para fazer a diferença na vida das pessoas’. Esse tipo de trabalho, dentro de um setor fundamental para a manutenção da saúde pública, está totalmente alinhado à nossa cultura. Mais uma vez, temos a oportunidade de recuperar a vida de um rio e de toda a biodiversidade local, além de impactar positivamente a vida de milhares de pessoas, com infraestrutura e saneamento de qualidade”, destaca Eduardo Rossetti, diretor de Negócios da Engeform.

Vale destacar que esse é o segundo contrato da Engeform com a Sabesp na região do Córrego Pirajussara. Desde o primeiro semestre deste ano, a empresa também está atuando, em consórcio, no Programa Novo Rio Pinheiros e, além de um trabalho socioambiental com a população de Taboão, Embu das Artes e parte da zona sul da capital, implantará novos coletores e interligações do sistema existente, e encaminhará 105 mil economias de esgoto para tratamento.

Com 44 anos de atuação, Engeform Engenharia tem tradição em saneamento, contemplando em seu portfólio algumas das principais obras recentes do Brasil. Para conferir os detalhes e mais informações sobre a empresa, acesse www.engeform.com.br

COMPARTILHE
Confira outras notícias