NOTÍCIAS
Novidades Na Mídia

Edifício Carlos Bratke, da Engeform, é primeiro no Brasil a receber certificado LEED Platinum

Conquista de excelência em suas obras, a Engeform, em parceria com a construtora Bratke Collet, recebe a certificação LEED® for Corel and Shell (LEED C&S) na categoria Platinum em seu edifico Jacarandá. De acordo com o Centro de Tecnologia de Edificações (CET) esse é o primeiro empreendimento da categoria “edifico comercial” a atingir o nível máximo de desempenho do LEED v.3 no Brasil.

Concedida pelo United States Green Building Council (USGBC), esta certificação avalia e reconhece soluções e tecnologias sustentáveis adotadas no projeto e construção de um empreendimento, visando reduzir os impactos causados no meio ambiente durante a obra e para a vida útil da edificação. Para obtenção do selo na categoria Platinum, o Edifício Jacarandá atendeu praticamente todos os créditos do referencial técnico LEED.

Além das estratégias de sustentabilidade usualmente empregadas em empreendimentos certificados, como o reuso de água, criação de áreas verdes que promovem biodiversidade e o uso de materiais sustentáveis, o Jacarandá lançou mão de estratégias ambientais avançadas como diferencial para a certificação Platinum. Com a implantação de lajes ajardinadas e pavimentos permeáveis, foi possível reduzir o escoamento pluvial em mais de 25% e a água escoada, antes de entrar na rede pública de drenagem, passa por filtros capazes de remover mais de 80% do Total de Sólidos Suspensos, contribuindo para redução de alagamentos e enchentes na cidade.

Localizado na região da Berrini em São Paulo, além de exemplo em arquitetura sustentável, o Jacarandá também foi premiado com o Selo Procel Edificações com o nível máximo de eficiência energética. Com a utilização de vidros, iluminação e sistema de ar condicionado eficientes, a simulação energética apontou uma economia de energia de 22,18%.

De acordo com André Abucham, sócio diretor da Engeform, receber essa certificação reforça o compromisso da companhia em minimizar os impactos ambientais e a busca pela excelência em tudo o que faz. “Estamos muito orgulhosos em sermos os primeiros a receber esse certificado, que traz diversas vantagens para o empreendimento, como a redução dos custos operacionais e valorização do imóvel, já que o certificado que pode ser utilizado em ações de promoção, principalmente em um momento com excesso de oferta para locação”, diz.

COMPARTILHE
Confira outras notícias